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Telemarketing
sexta, 01 de maio de 2009

Desde o mês de abril está em vigor a Lei Estadual 13.226 que regula e cria o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing, com validade para usuários de telefonia fixa com DDD do Estado de São Paulo.

 

Artigo 1º - Fica instituído, no âmbito do Estado de São Paulo, o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing.
Parágrafo único - O Cadastro tem por objetivo impedir que as empresas de telemarketing, ou estabelecimentos que se utilizem deste serviço, efetuem ligações telefônicas não autorizadas para os usuários nele inscritos.

Fonte: Lei Estadual 13.226

 

Desta forma, todo cidadão que não desejar receber ligações com ofertas publicitárias de produtos ou serviços pode efetivar cadastro no Procon - SP.  A partir do 30º dia da efetivação do cadastro, conforme menciona a legislação,  as empresas são impedidas de utilizar a ferramenta do telemarketing  para o número do telefone fornecido.

 

Em tempo, "telemarketing" é uma ação de marketing direto oriunda do mix de comunicação: publicidade; propaganda; relações públicas; merchandising e marketing direto(ver tabela abaixo).

 

De acordo com Kotler (1995) o crescimento do marketing direto iniciou-se na década de 90 com o aumento dos segmentos de mercados e nichos com preferências diferenciadas. Complementando o raciocínio,  define-se o telemarketing como " ...a aplicação integrada e sistemática de tecnologias de telecomunicações e processamento de dados, com sistemas administrativos, com o propósito de otimizar o mix de comunicação de marketing usado por uma companhia para atingir seus clientes. O telemarketing desenvolve a interação personalizada com clientes..."(WYMAN;STORE.1992, p. 05).

 

Tabela 1 - Mix de Comunicação

Clique na imagem para melhor visualização

 

Não podemos confundir a prática do telemarketing com ações que invadam a privacidade dos clientes de forma agressiva e inoportuna. A Lei deve agir de modo severa principalmente às empresas que, frequentemente, impôem aos consumidores transtornos causados pela deturpação do uso da ferramenta telemarketing.

 

Para saber mais, clique aqui.

 

Para consultar a legislação, clique aqui.

 

Para fazer o cadastro, acesse www.procon.sp.gov.br

 

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