Alternativa
Banner destaque

Notícias




Como iniciar um negócio?
quinta, 11 de junho de 2009

Ao iniciar um novo negócio, alguns aspectos devem ou deveriam ser analisados pelos empreendedores. Afinal, o que é um "negócio"? Negócios são todas as atividades que visam alcançar objetivos dentro de um contexto da economia. As bases iniciais para a abertura de um negócio estão concentradas nas oportunidades de marketing ou de mercado. Uma oportunidade de marketing é "uma área de necessidade do comprador em que a empresa pode atuar rentavelmente" (KOTLER, 1995, p. 87).  Ainda de acordo com Kotler (1995),  um negócio é considerado ideal quando apresenta alta incidência de oportunidades e baixa incidência de ameaças. Logicamente, a situação inversa apresenta uma condição de negócio de alto risco. Desta forma, o passo inicial para  a abertura de um empreendimento consiste em encontrar as reais oportunidades de marketing, que podem ser originadas da escassez, inovação ou melhoria de processos sempre focados nas necessidades humanas não atendidas ou mal atendidas. Há ainda a possibilidade de abertura de um negócio com objetivo de ocupar o espaço de um concorrente.

 

O estudo que viabiliza o entendimento das oportunidades de mercado é a análise de mercado, que determina, além das situações favoráveis, o potencial de tamanho de mercado e as influências externas que afetam positivamente ou negativamente uma empresa. É necessário que, ao estudar o mercado, o empreendedor obtenha respostas para perguntas-chave, conforme indicado na Figura 1.

  

 

                          

               Figura 1 - Perguntas-chave para abertura de um empreendimento.

 

 

Para facilitar o entendimento, podemos resumir os estudos em  dimensões  chamadas (Oportunidades; tamanho do mercado; Perfil do consumidor/ comprador; Estrutura organizacional; Concorrentes e Fatores de influência). Estes itens formam a base intelectual do marketing que, devidamente desenvolvidos principiam a segunda parte importante para a abertura de um negócio, que é a definição coerente das estratégias de marketing, seguidas dos mecanismos de controle e análise financeira/orçamentos.

 

Com a compreensão destes fatores, definidos teoricamente como a "Dinâmica ou Processo do Marketing", tornam-se naturais as informações qualitativas sobre os motivos que levam os negócios brasileiros à falência, principalmente as Micro e  Pequenas Empresas - MPEs, como mostra a Figura 2, elaborada pelo Sebrae.

 

 

                                                             

                   Figura 2 - 10 motivos de falências das Micro e Pequenas Empresas - MPEs. Fonte: Consultores e Sebrae.

 

 

É essencial disseminar a educação do empreendedorismo e do marketing como áreas que alavancam a criação de negócios solidificados no estudo do mercado e na determinação de oportunidades claras e rentáveis. Aos novos empreendedores, além da prática correta da "Dinâmica do Marketing" e articulação estratégica, várias dicas úteis são listadas abaixo.  Aproveite e sucesso!

 

     

     

    Consulte um contador ou advogado sobre os encargos(impostos) que incidem sobre seu negócio;

     

     

    Cuide bem das finanças. Aprenda a executar fluxo de caixa e análise de lucratividade e rentabilidade; Calcule o investimento necessário e reserva de capital de giro;

     
     
    Não confie somente na memória. Crie relatórios eficientes para controlar as ações e resultados;
     
     
    Planeje todas as ações;
     
     
    Separe pessoa física de pessoa jurídica.
     
     
    Estude os fatores de influência detalhadamente;

     

    Sempre tenha um diferencial(para a empresa e para o(s) produto(s) / serviço(s)). É importante que este diferencial seja percebido como tal, pelo mercado (consumidores/compradores).

     

     

                      Figura 3 - Dicas para novos empreendedores.

     

 

 

Elcio Fernando Del Prete Miquelino. Bacharel em Comunicação Social, Publicitário (MTB 04773), Especialista em Marketing e MBA em Marketing. Atualmente é Professor Universitário, sócio-proprietário do Itam - Instituto de Treinamento e Assessoria em Marketing Ltda e Consultor em Marketing.

[+] Ver mais notícias










Copyright © 2009 Elcio Publicitário e Professor. Todos os direitos reservados. Produzido por SeteQuatro